O sobrenome Bastos tem origem portuguesa e carrega uma longa história que atravessa séculos. Segundo estudiosos de genealogia, o fundador da família Bastos teria sido Dom Gomes Viegas de Basto, descendente dos Barrosos, uma importante linhagem da época. Por isso, a família Bastos também utilizava o brasão de armas dos Barrosos.
Acredita-se que o nome “Bastos” venha de uma antiga região chamada Basto, em Portugal, onde a família possuía terras e um solar (residência senhorial). A origem etimológica pode estar ligada ao latim vastu, que significa “deserto” ou “vazio”, segundo pesquisadores como Antenor Claudio Campacci e Nascentes.
O sobrenome Bastos é citado em diversas obras antigas, como a Pedatura Lusitana-Hispanica, escrita em 1667 por Cristóvão Alão de Moraes, um importante genealogista e magistrado. Também é mencionado por Felgueiras Gayo, outro grande estudioso da nobreza portuguesa, que registra Dom Gomes Viegas de Bastos vivendo durante os reinados de Dom Afonso II, Dom Sancho II e Dom Afonso III, entre os anos de 1223 e 1279.
Além da origem nobre, o sobrenome Bastos também foi adotado por judeus convertidos ao cristianismo durante os batismos forçados que ocorreram em Portugal a partir de 1497. Há registros de uma família Bastos condenada por práticas judaicas em 1741, segundo o livro Raízes Judaicas.
Títulos de Nobreza Ligados ao Sobrenome Bastos:
- Barões de Basto
- Condes da Lousã
- Condes da Trindade
- Condes de Atouguia
- Viscondes da Trindade
O sobrenome Bastos é muito comum no Brasil e em países de língua portuguesa, sendo símbolo de tradição, força e raízes históricas profundas.
Referencia Bibliográfica: Os sobrenomes + comuns do Brasil - Vol I
Gostou? Então conheça as Camiseta da Família Bastos clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário