O sobrenome Oliveira é de origem portuguesa e tem raízes toponímicas, ou seja, vem de um lugar: o Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, em Portugal. Desde a Idade Média, esse nome está ligado a famílias nobres e antigas, como a do arcebispo de Braga, Dom Martinho Pires de Oliveira, que instituiu um morgado (herança familiar) em 1306.
Durante a Inquisição, muitos judeus que se converteram ao cristianismo adotaram sobrenomes portugueses — e Oliveira foi um dos mais escolhidos, junto com nomes como Silva, Nogueira e Pereira.
Com o tempo, o sobrenome Oliveira se espalhou pelo Brasil. Muitos escravizados libertos também passaram a usá-lo, geralmente herdado de seus antigos senhores. Por isso, o nome está presente em várias origens: europeia, africana e indígena.
Entre os primeiros a trazer o sobrenome para o Brasil estão Antônio de Oliveira, fidalgo português que chegou a São Vicente em 1538, e Rafael de Oliveira, que deixou muitos descendentes em São Paulo no século XVII. Também há registros antigos de famílias Oliveira no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e em diversas cidades do interior do país.
Hoje, Oliveira é um dos sobrenomes mais comuns e tradicionais do Brasil, representando uma mistura rica de culturas e histórias.
Referencia Bibliográfica: Os sobrenomes + comuns do Brasil - Vol II
Gostou? Então conheça as camisetas da família Oliveira clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário